sexta-feira, 18 de maio de 2012

Emília no País da Gramática (Resumo)


                                                                   

O livro Emília no País da Gramática, de Monteiro Lobato, começa com Pedrinho no sítio de sua avó, Dona Benta. Apesar de estar em férias, ela o ajuda a estudar gramática, já que o menino acha muito chato ter que decorar tantos nomes e regras.
Emília, a boneca de pano, sugere que ao invés estudar apenas pelo livro, eles fizessem uma viagem e visitassem o País da Gramática. Para isso, pedem ajuda e partem ao lombo do famoso gramático, o rinoceronte Quindim.
Na entrada, são recebidos por barulhos de vespas, os sons orais. Emília é a mais questionadora de todos e já começa a expor suas dúvidas e indignações com tantos nomes “feios”, difíceis- xingamentos, como diz- e tantas normas.
Ao longo do livro, eles visitam diversas cidades, como são chamadas as divisões dos grupos de palavras. Passam pela Portugália, onde vivem as palavras da língua portuguesa, Galópolis, de língua inglesa; pelas variações como as gírias, neologismos; visitam as que já estão morrendo e quase não são mais usadas, no Arcaísmo e vão até ao cemitério, onde se encontram as palavras latinas, que já estão mortas.
Durante o passeio, vão percebendo que por mais que haja rixas entre alguns grupos, uns se julguem mais importante que os outros, não haveria como escrever uma oração sem todas as palavras juntas. Verbos, adjetivos, substantivos, todos são tão importantes quanto e indispensáveis para a expressão do pensamento dos homens, e interpretação da realidade.
Ao longo da jornada, questionam o porquê de tantas formas diferentes de se conjugar verbos, dar aumentativo e diminutivo às coisas, se não poderiam mudar para jeitos mais fáceis.
A turma aprende também que os gramáticos não podem mudar a língua, apesar de quererem que ela pare em um certo ponto do tempo. A língua não para nunca, sempre muda e evolui e por isso, não podemos dizer que diferentes formas de falar sejam erros, mas apenas diferentes.
Após passarem por todas as classes gramaticas, pronomes pessoais, possessivos, artigos definidos e indefinidos, palavras de gente de fora, e tantas outras, cercam-se de um mistério: o sumiço do Visconde de Sabugosa e do ditongo ÃO, desprezado por apenas ajudar a formar algumas palavras.  Emília, a mais esperta, logo desvenda o mistério. O visconde sofria do coração e por isso raptou o pobre ÃO, já que tinha medo de quando alguém lhe gritava palavras assim. Faziam-no lembrar de tiro de canhão e latido de caozarrão. Emilia, então, mandou que ele devolvesse o pobre ditongo, já que ele não era da Academia Brasileira de Letras para poder mexer nas palavras. 

49 comentários:

  1. Eu criei este blog postei o que eu fiz no meu trabalho do livro Emilias No Pais Da Gramatica So o Luiz Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria saber os personagens?

      Excluir
    2. Emília,Pedrinho,Rabicó,Dona Benta,Nastácia,Tio Barnabé,Coronel Teldorico,Conselheiros,Bibliotecaria Dona Darling,Narizinho,Visconde e Saci tomara que tenha ajudado;-;

      Excluir
  2. Olá galera, sou aluno do terceiro semestre de Letras da Unip campus Chácara Santo Antonio, estou fazendo um trabalho de Morfossintaxe com esse livro. Achei muito lindo o blog =D ! Dá uma olhada no blog do meu grupo, sobre literatura Portuguesa? www.iteeli2013.blogspot.com Obrigado, Att
    Edson

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! tambem estudamos Letras na Unip em Campinas e também estamos com um Blog de estudos! http://linguisticaemfoco.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. vai aprender a escrever palhaço

      Excluir
    2. Primeiro aprende a digitar e depois comenta

      Excluir
    3. vc nem escrever sabe, aposto que nem ler consegue

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. POXA MAN VCS QUE SÃO BURROS SEUS DEMENTES ELE ESCREVEU DO JEITO QUE ALGHNS FALAM AF ISSO É UMA BRINCADEURA SEUS DOENTES KRL PARA NÉ E JÁ OUVIU FALAR DE RESPEITO ENTÃO USA ISSO 😕!!!!!!!@!

      Excluir
    6. menino cala a boca puta queupaeiu

      Excluir
  5. Mto bom me desejem sorte na prova de amanhã 😋

    ResponderExcluir
  6. Mto bom me desejem sorte na prova de amanhã 😋

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. minha professora é a unica que estuda o resumo do livro?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito Legal... Também me formei em Letras e tenho dois blogs. Acessem lá. Obrigada!

    http://bia-senday.blogspot.com.br/
    http://biasenday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. muito obrigado tenho que estuda para uma prova

    ResponderExcluir
  12. Valeu! Ficou muito bom,tenho uma prova amanhã e ainda estava no começo do livro,ajudou muito.

    ResponderExcluir
  13. Eu queria saber quais são os artigos defindos

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desse resumo, pois tenho que resumir todo o livro hj na escola, e ainda estava no quarto capítulo do livro.
    Me desejem boa sorte.👍

    ResponderExcluir
  15. Muito bom pq posso fazer minha apresentaçao

    ResponderExcluir
  16. Foi muito bom, eu li umas 2 vezes
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  17. o livro emilia no pais da gramatica e muito bom

    ResponderExcluir