domingo, 6 de maio de 2012

Romeu@julieta.com.br (Resumo)

   Em sua 5ª edição em 2002, o livro “romeu@julieta.com.br” de Telma Guimarães, tem como foco a linguagem virtual, a autora tende a mostrar como são as redes sociais entre os jovens. Seu livro usa uma linguagem fácil para o entendimento de seus leitores alvos e possui também um glossário que acompanha cada página para que, então, eles entendam o significado de cada palavra. O texto tem uma linguagem cotidiana dos jovens de hoje e até mesmo se tem a impressão de que o narrador ‘Metallica’ está conversando diretamente com o leitor... Não caberia para a autora, escrever um livro que é destinado ao público jovem com palavras técnicas. 
   Imagine um jovem/criança lendo um livro com um vocabulário técnico, ele logo pararia de ler na metade do livro, pois, provavelmente desconheceria as palavras, termos e expressões. Portanto é necessário saber usar a linguagem correta para cada tipo de texto,público ou tema. 
   Confira abaixo o resumo do livro.

“Romeu, pseudônimo Metallica, gosta de rock pesado e de navegar na internet, especialmente em salas de bate-papo/chats. Conseguir um horário para conectar-se é uma luta, fora sua mãe que trabalha em casa com o computador e suas irmãs que também precisam usa-lo. Para Metallica, sobram apenas as madrugadas. Em suas idas e vindas, Bete (sua mãe), descobre que o garoto passa mais tempo no computador do que fazendo tarefas do colégio. Ele acredita que nenhuma mãe entenderia o quanto faz bem essa cultura informatizada com seus Netfriends¹ com quem troca e-mails sobre vários assuntos. Um deles é sobre sua banda que tem com os colegas do colégio, e outro de amigos que também gostam de navegar na internet, Metallica também usa para trocar fotos e experiências com uma garota da Austrália. Que por sua vez, é o meio mais barato de fazer um intercâmbio cultural.

Mesmo com os avisos da família, ele quebra a virtualidade e passa a conhecer pessoalmente Madonna, (uma de suas amigas do chat). Na data do encontro, Metallica se depara com Madonna, uma mulher bem mais velha, onde, teria ela idade para ser sua mãe.

Sua banda tocaria na festa junina do colégio, decidindo-o à convidar seus amigos do chat (Marvin e o Psycho) com quem troca e-mails sempre. Na festa do colégio, Metallica e seus amigos tocaram varias musicas, entre elas, uma da própria banda que até então ainda não possuía nome. Após o show encontrou-se com Psycho e conversaram por um bom tempo. Eis que surge uma linda garota, ela aproxima-se e o elogia pelo show. Ela se identificou como “Marvin”. E Metallica se assuntou, pois Marvin deveria ser o pseudônimo de um garoto e não de uma garota. 
Passara o resto da festa conversando com o amigo (Marvin), mas no fim Metallica e ela trocam telefone. Após algumas semanas Metallica e Marvin estavam namorando, e não era um namoro virtual, dessa vez era de verdade.

Seu nome. Julieta. Decidira agora então o nome para aquela musica que tanto procurava romeu@julieta.com.br”.

 ¹Netfriends – amigos da internet.

16 comentários:

  1. muito legal e dou nota dez no site
    estava precisando do resumo do livro para a prova e muito obrigada
    PARABENS =)

    ResponderExcluir
  2. Está errado! O Metallica não troca fotos com a garota da Austrália, quem troca fotos com a garota da Austrália é o Negativo!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Metallica é o nick que o Romeu (ou se preferir, Meuzão) que usa para se conectar nas salas de bate-papo.

      Excluir
  4. gostei muito
    esta me ajudando demais

    ResponderExcluir
  5. ggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg
    gggggggggggggg
    gggggggggg
    ggggggg
    gggggg
    ggggg

    ResponderExcluir
  6. eu denovo estou quase acabando meu trabalho e queria agradecer mais uma vez por te me ajuda do muito.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Algiem pode dizer quem é o antagonista dessa historia ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o antagonista da historia é o próprio computador, ou a internet

      Excluir