quarta-feira, 16 de maio de 2012

As cidades Invisíveis (Resumo)


As Cidades Invisíveis
 
O viajante veneziano descreve para o imperador Kublai Khan as cidades que visitara. O desejo de Khan é montar o império "perfeito" a partir dos relatos que ouve. São lugares imaginários e sempre com nomes de mulheres: Pentesileia, Cecília, Leônia.
Os relatos são feitos por pequenos temas, como: as cidades e a memória, as cidades delgadas, as cidades e as trocas, as cidades e os mortos, as cidades e o céu.
O viajante vê em cada nova cidade todas as outras em que já esteve, como, todas as descrições são possíveis a partir de um único lugar, para e onde cada palavra se volta ansiosa por reencontrar sua origem.
Kublai Khan faz de o veneziano, o seu “telescópio”, como instrumento que o facilita de ver as maravilhas de todo seu império. Por se sentir triste ao não poder ver com seus próprios olhos toda extensão de seus domínios.
Nele, Italo Calvino mostra também fatos possíveis e imagina um diálogo fantástico entre o maior viajante de todos os tempos e o famoso imperador dos tártaros.
O primeiro, viajante infinito, que através de símbolos e palavras é capaz de criar mentalmente infinitas cidades para satisfazer a curiosidade de Khan.
O segundo é soberano de um vasto império, que sofre com os limites da idade avançada e a falta de limites do mundo, e busca medicamentos que o alivia das dores.
Nas descrições de Polo ele nota:

“Jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve”.


Um comentário:

  1. Stilletto Titanium Hammer Double Edge - TITanium-Arts
    This German double edge razor features a titanium car unique faceted oakley titanium glasses handle. titanium bike This German double edge safety razor titanium dog teeth offers a ford edge titanium 2021 unique, close and straight shave.

    ResponderExcluir