As Cidades Invisíveis
O
viajante veneziano descreve para o imperador Kublai Khan as cidades que
visitara. O desejo de Khan é montar o império "perfeito" a partir dos
relatos que ouve. São lugares imaginários e sempre com nomes de mulheres:
Pentesileia, Cecília, Leônia.
Os
relatos são feitos por pequenos temas, como: as cidades e a memória,
as cidades delgadas, as cidades e as trocas, as cidades e os mortos, as cidades
e o céu.
O viajante vê em cada nova cidade todas as outras em que já esteve,
como, todas as descrições são possíveis a partir de um único lugar, para e onde
cada palavra se volta ansiosa por reencontrar sua origem.
Kublai
Khan faz de o veneziano, o seu “telescópio”, como instrumento que o facilita de
ver as maravilhas de todo seu império. Por se sentir triste ao não poder ver
com seus próprios olhos toda extensão de seus domínios.
Nele,
Italo Calvino mostra também fatos possíveis e imagina um diálogo fantástico entre o maior
viajante de todos os tempos e o famoso imperador dos tártaros.
O
primeiro, viajante infinito, que através de símbolos e palavras é capaz de criar
mentalmente infinitas cidades para satisfazer a curiosidade de Khan.
O
segundo é soberano de um vasto império, que sofre com os limites da idade
avançada e a falta de limites do mundo, e busca medicamentos que o alivia das
dores.
Nas descrições de Polo ele nota:
“Jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve”.
Nas descrições de Polo ele nota:
“Jamais se deve confundir uma cidade com o discurso que a descreve”.
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